A (des) Crença do Rev Medley do Brasil.

Durante toda a história da natação do Brasil, deu-se muito valor ao revezamento 4 x 100 livre masculino, por razões obvias, afinal esse revezamento já deu muitas alegrias para a nossa natação: Recorde Mundial, Medalha Olímpica, Medalha em Campeonato Mundial, finais e tempos expressivos, etc.

Mas e o revezamento Medley Brasileiro?! Por qual motivo não é acreditado?!

Muito disso ocorreu em razão do Brasil não possuir nadadores e peito e borboleta à altura dos nadadores de livre e costas.

Isso mudou muito, com a aparição de bons nadadores de peito e com a ascenção meteórica do grande amigo Kaio Márcio.

Concordo que muitas vezes, essa prova é colocada ao final dos Campeonatos Internacionais mais importantes, fazendo com que os atletas cheguem cansados, ou desmotivados por nadarem mal as provas individuais, ou mais preocupados com seus resultados individuais.

E eu, infelizmente, já me encaixei nesse grupo.

Mas isso mudou: Atualmente temos sim uma equipe medley competitiva. Por exemplo: Em piscina curta, fazendo um cálculo com os melhores tempos individuais de cada atleta em sua especialidade, encontramos um tempo de 3’28”, sem contar saídas lançadas. Lembro que o recorde Mundial é 3’25” e que o ouro em Shangai foi conquistado com 3’27” e a prata e o bronze com 3’28”. Em piscina longa, se pegarmos os tempos do recorde sul-americano (Pan 2003), onde já existe uma melhora visível em todos os estilos, podemos alcançar tempos inferiores a 3’38”, encaixando nossa equipe em qualquer final de Campeonato Mundial e até mesmo de Jogos Olímpicos!

Fica ai então minha torcida para que o rev. 4 x 100 medley traga tantas alegrias quanto o 4 x 100 livre!

Um abraço,

Fischinha.

About Eduardo Fischer

Eduardo Fischer é catarinense e natural de Joinville. Ex-Atleta Olímpico de natação da seleção brasileira e medalha de bronze no Mundial de Moscou, Fischer defendeu o país em dois Jogos Olímpicos (Sydney/2000 e Atenas/2004), 6 Campeonatos Mundiais e 1 Pan-Americano (Prata e Bronze). Bacharel em Direito e Advogado pela OAB/SC, Eduardo é especialista em Direito Empresarial pela PUC/PR e em Direito Tributário pela LFG/SP. Atualmente aposentado das piscinas, trabalha com Consultoria Tributária em um respeitado escritório de Advocacia (CMMR Advogados).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *