É impressionante como algumas pessoas, desinformadas e despreparadas, só por que contam com um pequeno espaço em um jornal local, acham que podem escrever qualquer coisa sem ter o mínimo conhecimento de causa…
Recentemente, dei uma entrevista a um jornal local, onde o repórter me questionava o porquê de Joinville ter colocado apenas um atleta em uma Olimpíada (foram dois atletas na verdade, Maria Carolina Vieira também esteve em Sydney 2000).
Como eu fui esse atleta olímpico, acabei sendo o alvo do questionamento…
Ora, não posso tapar o sol com a peneira e dizer que isso é azar ou coincidência. Se em 157 anos de uma cidade, que hoje conta com quase 500 mil habitantes, nós não conseguimos colocar mais de um atleta em Jogos Olímpicos, é por que algo está errado.
Um bom exemplo disso é uma simples comparação com a capital do nosso estado, Florianópolis. Floripa, que tem uma população de aproximadamente 350 mil habitantes, teoricamente teria um leque menor de opções em bons atletas, portanto, menos chance do que Joinville, certo?
Errado. Pois apenas rapidamente de cabeça, consigo lembrar-me de 5 atletas nascidos em Florianópolis que foram à Jogos Olímpicos, mas se não me engano, esse número é maior.
Dito isso, será que os atletas da capital são 5 vezes melhor que os atletas de Joinville??? Tenho CERTEZA ABSOLUTA que não!
O que acontece, e foi justamente o que eu disse na entrevista, é que Joinville não tem um bom plano público + privado, com direcionamento ao esporte olímpico de base e de formação. E dá-se muito mais importância ao futebol do que ao esporte amador olímpico.
Então certo carinha vem, sem saber nada sobre esporte, e diz que está triste por que eu falei mal de Joinville.
Acorde amigo! Primeiro que eu não falei mal de Joinville. Aliás, eu amo Joinville. Pois mesmo com propostas para treinar em qualquer lugar do mundo, eu fiquei aqui na cidade onde eu nasci. Valorizando os profissionais daqui. Ou seja, os mesmos que me levaram a dois Jogos Olímpicos. Que, ademais, são de Joinville, e se não nasceram, moram aqui há muitos anos.
A propósito, esse tal carinha, nem Joinvilense é…
Mas voltando ao foco. O que eu não posso fazer é dizer que está tudo bem, e que o fato de Joinville não ter mais atletas olímpicos é um fato isolado.
Não é a cidade que eu estou criticando, mas sim como Joinville trata o esporte amador de base e de formação. É até um pouco cultural… Se nunca tivemos olímpicos, para que investir.
Então Sr. carinha. Já que o senhor é um jornalista formado e pós-graduado (será que é?), com enorme conhecimento jornalístico, vindo lá do alto de sua gigante experiência com esporte, diga-me?
Por que Joinville teve apenas um olímpico em sua história?
Se não sabes a resposta, cale-te. Curva-te e aprendas com quem está no meio e sabe bem o que está acontecendo. E que também já sofreu na pele os problemas de ser um atleta profissional-amador.
Um abraço!
FISCHER.