O Coach publicou em seu blog hoje:
Recomendo um dos melhores vídeos documentários que já assisti, e, sem dúvida, o melhor sobre drogas de performance.
Chama-se Bigger, Stronger, Faster: The side effects of bein American feito e estrelado por Chris Bell. O filme está sendo exibido na HBO e com certeza deve rodar na TV a cabo no Brasil. Você não pode perder.
Trata-se de um documentário mostrando o lado podre, não só do esporte, mas da sociedade americana em uma tese que sempre defendi por aqui, de ser o maior mercado consumidor de dorgas de performance do mundo. Desde pilotos de caça da Força Aérea Americana, atores pornôs, músicos, estudantes e claro, atletas, todos são grandes consumidores das mais diferentes drogas de performance.
O vídeo destaca que um suplemento alimentar não é analisado pelo Governo Americano antes de entrar no mercado e sim pode ser retirado do mercado se for encontrada alguma irregularidade. Outro dado que me deixou chocado é de que nehum país do mundo é autorizado que seus pilotos da Força Aérea usem anfetaminas. Nos Estados Unidos o uso é obrigatório. Mais que isso, é o único país do mundo onde drogas legais são livremente anunciadas em comerciais de TV se constituindo num dos maiores mercados publicitários do mundo.
O esporte também é extremamente investigado no documentário e até mesmo documentos comprovando qu Carl Lewis e outras estrelas do atletismo americano foram pegos no doping mas jamais punidos.
O vídeo é uma excelente oportunidade para se identificar o quanto sério e profundo o problema das drogas de performance é e a implicação de todos neste processo. Não perca!
NOTA DO FISCHER:
Esse documentário é ligeiramente antigo já…
Passou várias vezes na HBO aqui do Brasil. Não sei se deve repetir tão cedo…
Mas é muito bom mesmo!
Melhor que o caso “bomba”, que o filme retrata, é o caso dos “suplementos”. Feitos sem o menor controle e vendidos abertamente e com autorização do governo americano! Esses mesmos suplementos que compramos diarimente aqui no Brasil e ainda continumos achar que ajudam nossa performance…! Quando na verdade são placebos ou pior, contém substâncias ilegais!!!
Com um fundo de quintal, uns 1.000 dólares e mais uns três trabalhadores Mexicanos ilegais, o produtor do filme coloca um suplemento no mercado sem nenhum controle de qualidade. NENHUM MESMO! Há uma lei que protege o conteúdo da “fórmula” do suplemento!
Detalhe: Um determinado momento, o “funcionário” espirra em cima do pó do “suplemento” que ele está colocando dentro das cápsulas…! Sem qualquer controle de higiene!
Fica o alerta a todos!
ABRAÇO!
Fischer.