Essa semana que passou, eu assisti a um documentário MUITO interessante.
Aliás, um documentário EXCEPCIONAL, que sem dúvida alguma, me fez refletir muito sobre a vida e mudou muitos os meus pensamentos…
É um documentário produzido no ano de 1996 (93 minutos), e dirigido e estrelado pela professora Jane Elliot.
O filme chama-se BLUE EYED, e trata, principalmente, sobre o preconceito existente sobre as classes menos favorecidas, sobretudo à raça negra.
Jane Elliott, é uma professora internacionalmente conhecida, conferencista, treinadora de diversidade, e recebedora do Prêmio da Associação de Saúde Mental Nacional de Excelência em Educação. Ela expõe o preconceito e a intolerância, mostrando que é um sistema irracional de classes, com base em fatores puramente arbitrários. E se você acha que isso não se aplica a você… então irá descobrir isso de uma maneira extremamente brusca!
Em resposta ao assassinato de Martin Luther King, Jr., há mais de trinta anos, Jane Elliott criou o polêmico e surpreendente exercício “Blue Eyes/Brown eyes”. O exercício divide os participantes em base inferior ou superior apenas baseado na cor dos seus olhos e os expõe a experiência de ser uma minoria. Todo mundo que foi exposto a obra Jane Elliott, seja através de uma palestra, workshop, ou vídeo, é dramaticamente afetado por ela.
Eu convoco (ou melhor, DESAFIO), todos leitores do blog a assistirem esse documentário e então refletirem sobre seus atos perante a sociedade como um todo.
Transcrevo aqui algumas frases ditas pela professora que são realmente impactantes:
O fato de você não fazer nada para mudar uma situação, torna você conivente e cumplice de seu opressor.
Sentar-se e não fazer nada é cooperar com os opressores dos mais fracos. (qualquer semelhança com nossa CBDA é pura coincidência?!)
Quando se voltaram (Nazistas) contra os Judeus, eu não era Judeu e não fiz nada. Quando se voltaram contra os Negros, eu não era Negro e não fiz nada. Quando se voltaram contra os Ciganos, eu não era Cigano e não fiz nada. Quando se voltaram contra as Mulheres, eu não era Mulher e não fiz nada. Então, quando se voltaram contra mim, não havia ninguém para me defender (Ministro Luterano no final da Segunda Guerra).
Eu disponibilizei o documentário no site www.4SHARE.com, e você pode baixa-lo: AQUI
O vídeo irá tocar online, mas você pode baixá-lo em seu CPU clicando em DOWNLOAD NOW (Azul), na próxima página clique em SLOW DOWNLOAD, aguarde 90 segundos, e depois clique em DOWNLOAD FILE NOW.
Faça algo!!!
Assista ao documentário e deixe ele influenciar você!
Cada um de nós, PODE SIM, fazer a diferença!
UM ABRAÇO!
FISCHER.