O maior campeão olímpico da história pode estar de volta. E sonha com as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Segundo a imprensa dos Estados Unidos, o nadador Michael Phelps, 27 anos, dono de nada menos que 22 medalhas olímpicas, voltará a treinar nas piscinas do centro olímpico americano.
A informação partiu do jornalista Peter Busch, do NBC2, da Flórida. Phelps, que se aposentou depois das Olimpíadas de Londres 2012, teria mudado de ideia e inclusive sonharia com uma participação no Rio de Janeiro, quando terá 31 anos.
As especulações ficaram mais sérias quando foi confirmado que Peter Busch é filho de Frank Busch, presidente da associação nacional de natação dos Estados Unidos. Em março, Phelps esteve no Rio de Janeiro e nadou ao lado das crianças na Rocinha.
A volta viria nove meses depois de sua aposentadoria. Após o ouro no revezamento 4×100 medley, nas Olimpíadas de Londres, no ano passado, Phelps anunciou sua aposentadoria e disse que havia terminado a carreira da forma que gostaria.
A previsão é que sua volta aos treinos aconteça na próxima semana, em Colocado Springs, no centro olímpico de treinamento. Segundo a imprensa norte-americana, Phelps teria ficado entediado com o estilo de vida pós-natação.
Um salva-vidas do Country Club Interlachen, Stephen Timmes, publicou em seu twitter uma foto de Phelps com outros amigos, à beira de uma piscina, mostrando que o atleta já teria confidenciado seu retorno aos mais próximos.
Membros da natação americana estariam festejando e aguardando a oficialização do retorno de Phelps.
Caso confirme seu retorno, porém, Phelps não poderá disputar as eliminatórias americanas para o Mundial de Barcelona, em de 19 de julho a 4 de agosto, pois sua documentação não estaria disponível, já que ele se aposentou e depois disso, também se viu livre dos obrigatórios testes antidoping a que os atletas são submetidos.
Ele teria, então, nove meses de treinamentos até o retorno, podendo voltar em grande estilo e em forma. Seu retorno às competições, então, poderia ser em fevereiro de 2014.
Pelo twitter, Phelps não desmentiu a história, mas também não confirmou o retorno.
– Por que eu continuo recebendo textos sobre uma volta? Não se pode acreditar em tudo que se ouve ou lê.