Daniel Takata é um dos maiores estudiosos da natação brasileira!
É o famoso “viciado” em natação! Ele é o “sabe-tudo” das piscinas brasileiras e internacionais! E olha que sabe de tudo mesmo!
Recentemente ele voltou a escrever em seu blog.
Sempre com matérias interessantes, conteúdo de primeira e informações relevantes!
Vale muito a pena conferir!
http://raia-quatro-blog.zip.net/
Um GRANDE abraço ao amigo Takata!
FISCHER.
p.s.: tem um post dele, de 2006, que eu acho SUPERINTERESSANTE:
Os Sete Mandamentos da velocidade:
“Velocidade é o que há de mais importante na natação. No final das contas, é disso que a natação trata. É isso que todos tentamos alcançar” – Gennady Touretski (ex-técnico de Alexander Popov, Michael Klim e Matthew Dunn)
1. Treine rápido para ser rápido:
Treine da maneira que você quer competir e incluia sempre o desenvolvimento de sua velocidade nos treinamentos, independente do ciclo de treinamento.
2. Quando mais rápido você deseja nadar, mais relaxado você deve estar:
A única diferença de nadar devagar e nadar rápido é a velocidade. Velocidade não tem nada a ver com cerrar seus dentes, tensionar seus músculos ou gritar antes da prova, e sim com relaxamento.
3. Apenas velocidade é velocidade:
90% de seu melhor não é rápido. 95% de seu melhor não é rápido. Apenas 100% de seu melhor é rápido. Você não vai nadar mais rápido fazendo seus treinamentos de velocidade apenas próximo à sua velocidade máxima. Você só ficará mais rápido treinando mais rápido do que você jamais treinou antes.
4. Pense rápido para nadar rápido:
Se prepare mentalmente para os treinos de velocidade pensando em velocidade. Concentre-se em palavras que têm a ver com velocidade para você, tais como “explosão”, “potência”, etc.
5. Pratique velocidade de ponta a ponta:
Os nadadores mais rápidos do mundo normalmente alcançam a velocidade máxima antes de seus oponentes. Em outras palavras, a aceleração tem importância fundamental. Eles também têm grandes velocidades no final da prova e com isso nadam mais rápido que a concorrência nos últimos metros. Se você está treinando velocidade, trabalhe desde a saída até a chegada – velocidade máxima na saída e na chegada.
6. Concentre-se na qualidade, e não na quantidade:
O obletivo dos treinos de velocidade é desenvolver velocidade. Aumentar o número de repetições para alcançar um aumento de volume em detrimento à qualidade (velocidade) vai apenas desenvolver a habilidade de nadar devagar com mais freqüência.
7. Desenvolva sua habilidade, mantenha a técnica e seja honesto no treinamento de velocidade:
Nadar rápido não significa desprezar esses itens. Não queime a saída, faça as viradas e chegadas corretamente.
(Retirado da revista Swimming World de maio de 2006)